Um caso real de como aplicar a metodologia do design thinking para além das soluções digitais que enfrentamos no dia-a-dia
"Ela se viu paralisada diante da complexidade das questões que enfrentava. Katarina gastou muito tempo. esforço em discussões aobre a decisão de fechar agências deficitárias, indecisa com os prós e contras que pareciam ter o mesmo peso. A equipe que ela herdou, representando as diferentes áreas de atuação do banco, ofendeu-se com a microgerência - eles não estavam interessados em receber ordens sobre rotinas diárias vindas de alguém sem experiência em suas funções. Em pouco tempo, pararam de tentar ajudar e só faziam o que lhes era ordenado." - Pipeline de Liderança, p. 100
Numa situação como a narrada acima, o design thinking poderia ter sido aplicado para além das soluções digitais e encontrar a solução dos problemas que ganharam força, além de gerar engajamento da equipe de Katarina e não fazê-la desistir da posição que acabara de ser promovida de acordo com a sua performance em cargo correlato. Quer um exemplo?
- Etapa 1: Katarina e equipe poderiam ter sentado em uma sala para poder por na mesa tudo o que estava acontecendo e que dava origem à questão deficitária das agências.
- Etapa 2: Depois de muita discussão em torno dos pontos levantados, a equipe poderia ter definido uma solução ou hipóteses para serem validadas.
- Etapa 3: Aqui eles iriam criar mockups das soluções a serem testadas tanto para produtos (se fosse o caso) e serviços, trariam suas percepções à mesa novamente e então fechariam uma solução de fato.
- Etapa 4: Teriam cada passo do desenvolvimento priorizado, saberiam o que fazer e como fazer, teriam métricas de sucesso definidas para comprovação da efetividade da solução e além disso, Katarina teria uma equipe engajada e pronta para ajudá-la nas soluções de questões como esta que sempre apareceriam mas que poderiam ser selecionadas de maneira organizada e rápida.
Esse é um dos milhares de situações onde você pode aplicar as dinâmicas do design thinking e com isso, escalar o seu business e manter times engajados.
Claro que os passos foram trazidos de maneira bem resumida, mas a ideia é essa mesma pois a cada problema, é possível customizar cada framework de acordo com a necessidade de cada negócio.
Que tal conhecer essa metodologia para aplicá-la na sua operação?
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