top of page

Inscreva-se para receber atualizações

  • Foto do escritorIgor Baliberdin

Design thinking para além das soluções digitais

Um caso real de como aplicar a metodologia do design thinking para além das soluções digitais que enfrentamos no dia-a-dia



mulher olhando o reflexo no texto, ela está de blazer escuro e tem cabelos castanhos claros

"Ela se viu paralisada diante da complexidade das questões que enfrentava. Katarina gastou muito tempo. esforço em discussões aobre a decisão de fechar agências deficitárias, indecisa com os prós e contras que pareciam ter o mesmo peso. A equipe que ela herdou, representando as diferentes áreas de atuação do banco, ofendeu-se com a microgerência - eles não estavam interessados em receber ordens sobre rotinas diárias vindas de alguém sem experiência em suas funções. Em pouco tempo, pararam de tentar ajudar e só faziam o que lhes era ordenado." - Pipeline de Liderança, p. 100


Numa situação como a narrada acima, o design thinking poderia ter sido aplicado para além das soluções digitais e encontrar a solução dos problemas que ganharam força, além de gerar engajamento da equipe de Katarina e não fazê-la desistir da posição que acabara de ser promovida de acordo com a sua performance em cargo correlato. Quer um exemplo?



- Etapa 1: Katarina e equipe poderiam ter sentado em uma sala para poder por na mesa tudo o que estava acontecendo e que dava origem à questão deficitária das agências.



- Etapa 2: Depois de muita discussão em torno dos pontos levantados, a equipe poderia ter definido uma solução ou hipóteses para serem validadas.



- Etapa 3: Aqui eles iriam criar mockups das soluções a serem testadas tanto para produtos (se fosse o caso) e serviços, trariam suas percepções à mesa novamente e então fechariam uma solução de fato.



- Etapa 4: Teriam cada passo do desenvolvimento priorizado, saberiam o que fazer e como fazer, teriam métricas de sucesso definidas para comprovação da efetividade da solução e além disso, Katarina teria uma equipe engajada e pronta para ajudá-la nas soluções de questões como esta que sempre apareceriam mas que poderiam ser selecionadas de maneira organizada e rápida.



Esse é um dos milhares de situações onde você pode aplicar as dinâmicas do design thinking e com isso, escalar o seu business e manter times engajados.


Claro que os passos foram trazidos de maneira bem resumida, mas a ideia é essa mesma pois a cada problema, é possível customizar cada framework de acordo com a necessidade de cada negócio.



Que tal conhecer essa metodologia para aplicá-la na sua operação?



Fale com a gente aqui pelo Linkedin ou através do email: hello@studiofabrica105.com.br

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Studiofabrica105

Somos o recurso que você e sua empresa necessitam para alavancar seus negócios e entregar valor para seus clientes, usando metodologias de desenvolvimento de produto e design thinking.

bottom of page