Studio
fabrica105
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SWITCH APP
Foto: Geof Rowley, Millencolin
CONTEXTO DO PROJETO
COMO SKATISTA, GOSTARIA DE TER UM GUIA DE PISTAS QUE NÃO FOSSE reduzido a um livreto impresso, afinal, nem motoristas de taxi fazem mais uso de páginas amarelas, certo?

HIPÓTESE PRINCIPAL
TER INFORMAÇÕES SOBRE NOVOS PICOS DE SKATE, COMPARTILHÁVEIS ENTRE OS SKATISTAS, DE FORMA SIMPLES E RÁPIDA
NO FORMATO DE UM APP, CRIARIA UMA COMUNIDADE AINDA MAIS UNIDA.
COMO CHEGAMOS LÁ
levantei algumas hipóteses e fui testar cada uma delas com os usuários/skaters, além disso, rodei algumas entrevistas para colher mais detalhes

CONCEITO CRIATIVO
Essas conversas, testes e hipóteses
me ajudaram a definir um problema
e trouxeram as bases que moldariam
o conceito criativo e o propósito do app.

Transformar e ocupar o espaço urbano através do uso de tecnologias digitais móveis.
Transformar a percepção dos usuários sobre o espaço urbano, usando o design como balizador estético e veículo de inovação
e cultura.
Usar o skate
como plataforma de transformação, percepção, filosofia e arte.

MAPA MENTAL DE FUNCIONALIDADES
da aplicação
versão mvp
Neste primeiro release, a ideia foi trazer
as funcionalidades que mais tiveram fit com
as pesquisas, mas se tratando de um produto muito novo para este mercado, uma nova versão foi proposta, mais enxuta e considerando as ferramentas mais usadas e identificadas através de mapeamento (Google Analytics).


SKATE EVERYWHERE
a landing page foi usada como ferramenta de divulgação
da aplicação e como suporte para divulgação de publicidade
e parcerias que se firmaram
Prêmios ganhos: CSS AWARDS 2014 (site do dia), CSS LIGHT 2014 (site do dia), entre outros.


UMA GRANDE DOR DESCOBERTA
Um dos grandes insights veio
da identificação
da necessidade
de comunicação
entre marcas
e usuários de forma direta e simples.
*Fluxo de envio de push notification usando plataforma própria desenvolvida pelo time de desenvolvimento + design
lições aprendidas
• Fazer entregas menores e que trazem mais valor para
o negócio e para os usuários
• Depois de algumas semanas de uso, os usuários/skaters começaram a ter uma outra opinião sobre o app e a sua função precisou ser atualizada, isso se deu por perceberem o oceano
de possibilidades que o suporte disponibilizava.
• Precisaríamos alterar a parte visual pois isso refletiria num produto mais moderno e mostraria nossa preocupação em resolver uma dor que foi amadurecendo durante o processo de desenvolvimento e aprendizagem.
• Por fim, aprendi que o mercado de skate é ultraconservador,
o que é bem triste e antagônico.

"Usabilidade é sobre pessoas
e como elas entendem e usam
as coisas, não é sobre tecnologia."
Steve Krug


Resultados
• usuários cadastrados em todo o mundo
• maiores acessos ao app: Califórnia, São Paulo e Barcelona (os maiores picos do skate no mundo atualmente.)
• Mais de 5.000 downloads na primeira semana disponível nas app stores.
• Short-list no Festival App!MyCity2014
• Capa do jornal britânico, The Guardian
• Entrevistas na Folha de São Paulo, Estadão e The Guardian
• Entrevista para o programa Olhar Digital no Canal Sony (esporte + tecnologia)
• Matéria no site smartmagazine.com e destaque como designer under 30 mais criativo no ambiente digital.
O app ficou disponível nas lojas da Apple Store e Google Play por 4 anos, sendo desligado em 2018.